BATALHA DE XADREZ

BATALHA DE XADREZ - TINTA SUVINIL DE PAREDE( céu: óleo) - 60 x 80 cm





Desculpem-me tanta nostalgia em postar trabalhos bem antigos. É que por um momento nos pegamos pensando como éramos felizes e não sabíamos. Esse trabalho fiz com 18 anos( 1984) todo em tinta Suvinil PVA LÁTEX de parede e o céu em óleo.Talvez esse céu tenha sido a primeira vez que tive contato realmente com a tinta a óleo. Esse quadro pertencia a um amigo falecido, o Uiraquitan( Bolão), um dos meus maiores investidos nesse tipo de arte fantástica. Esse, eu consegui resgatar em 2001, se me recordo da data, da Cristina, esposa dele e estou tentando há anos resgatar os outros. Quase todos pintados em Suvinil. Até uns anos atrás eu possuía o esboço dele todo, mas se desfez, pois tinha sido feito em papel manteiga e ficou tão amarelo que preferi jogá-lo fora.


Pintar com a tinta Suvinil era assim: Eu chapava a área de uma cor só e depois de seco, vinha com os outros tons trabalhando as sombras e luzes. O limite dessa tinta era que eu trabalha com a lata BRANCO e PRETO e 6 corantes: Vermelho, verde, azul, amarelo, ocre e marron e para conseguir essa gama toda de cores do quadro era preciso muito esforço misturando entre si esses corantes e com o agravante que eu não entendia nada de pintura. Com 18 anos eu pintava há praticamente 2 anos só, ou seja, um iniciante nato.
Esse quadro foi pura intuição e me deu base pra outros caminhos. O processo de pintura dele foi exatamente igual ao quadro Michael Jackson e o da árvore já postados aqui e que estou refotografando em alta resolução.



O único agravante dessa tela´são dois rasguinhos provocados por traça. Após o Uiraquitan falecer, esses quadros foram tirados da parede e ficaram mal guardados. Eu nem sei o estado dos outros mas não estou nem um pouco otimista. 





Comentários

  1. Caraaamba!!!
    Desde essa época, tu ja mostrava o imenso talento que tem.
    Gostei muito desse trabalho.
    abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pintura mais interessante sobre jogo de xadrez q eu já vi rs. Arte como um todo olhando de maneira genérica, dá pra se dizer q era condizente c sua idade a qualidade técnica. Mas, olhando os detalhes, algumas sacadas, dá pra se notar c muita facilidade a maturidade do olhar, como algumas luzes e reflexos, expresões faciais, a composição como um todo, a "maldade" de encaminhar o olhar do observador para onde você quer, jogando a fumaça no chão, o movimento e a cor da nuvem e do céu como um todo, o macho à esquerda, a flecha à direita... Sem contar a sacada de fazer o tabuleiro de xadrez, né?! rsrsrs de certa forma, a composição me remete à tensão da Batalha de Anghiari do DaVinci. Salve Mestre Celso!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Celso! Apesar de ainda não saber jogar xadrez, adoro artes que o pegam como tema. Também, depois de fazer aquela HQ do Sétimo Beijo...não poderia ser diferente. Já tinha visto esse, nos primórdios de seu blog, e acho fantástico o nível de detalhes que conseguiu com o Latex. Estive olhando, vc fê os dentes, sobras projetadas sobre os tecidos acompanhando a ondulação dos mesmos, e por aí vai. O valor histórico também é muito grande. Parabéns!
    Abração,

    ResponderExcluir
  4. Quis dizer "fêz os dentes" e "sombras projetadas"

    ResponderExcluir
  5. Celso

    muito rico em detalhes e meus respeitos por sua dedicação a arte

    parabens mesmo

    Marchini

    ResponderExcluir

Postar um comentário

COMENTE AQUI