HOMENAGEM A FRANK FRAZETTA
A minha história com o mestre
Quando eu tinha 16 pra 17 anos, fui convidado por um amigo para irmos ao estúdio de arte do pai dele. Fomos então eu e mais 2 amigos. Chegando lá, era um estúdio/residência bem pequeno. O pai do meu amigo nos perguntou se conhecíamos Frank Frazetta. Eu nunca havia escutado falar em seu nome e nem nunca tinha visto uma obra sua.
Nessa época a minha influência era o pintor peruano Boris Vallejo.
Para o meu espanto, sorte, deslumbre, encantamento ou seja lá o que for, ele abriu um armário e tirou uma penca de livros do Frazetta. Aqueles famosos, Book 1,2,3,4 e 5.
O mundo se dividiu em dois quando eu comecei a folhear aqueles livros. Aqueles personagens e seres pulando das páginas, aquelas texturas e pinceladas soltas e aquela luz vibrante das composições me impactaram de um jeito que por alguns minutos eu já não orbitava naquele lugar.
Lembro-me de ter saído do estúdio completamente transtornado e pensando como um artista podia fazer aquelas imagens? A partir daquele minuto eu estava decidido "Frank Frazetta seria o meu guru nas Artes".
A questão agora era, como comprar aqueles livros importados? Por baita sorte pude encontrá-los em uma livraria perto da minha casa e consegui convencer a minha mãe a comprar um. Claro, eu queria todos, mas a grana dos meus pais estava curta nessa época. Ela comprou o primeiro. O Book 1. Devorei o livro. Cada milímetro esquadrinhado. Dormi abraçado a ele.
No dia seguinte pedi a minha mãe pra voltar na livraria e trocar por um outro do Frazetta. Ela retornou e a atendente da loja trocou sem problemas. Devorei ele todo. Cada detalhe, cada textura. Tentando entender como o mestre trabalhava. No dia seguinte pedi minha mãe pra ir novamente na loja e trocar por outro... Claro que o pedido não foi aceito, nem pela minha mãe e acredito eu, muito menos pela atendente que no mínimo iria me achar um cara muito indeciso(kk). Passei então a estudar compulsivamente a obra do mestre Frazetta. Nessa época não existia internet e portanto tínhamos que nos virar com livros físicos mesmo e eu só tinha um deles. Algum tempo depois eu consegui ter internet no meu computador. Era uma conexão discada... Um horror, mas era o que tínhamos na época e o que me propiciou a ver mais obras dele e acompanhar o "Frazetta News" que eram posts do dia a dia do mestre dentro do site oficial que ele tinha e gerenciado pelo seu filho Frazetta Junior. Ali podíamos acompanhar a sua família, a esposa e musa Ellie, seus quatro filhos, netos... E pude perceber que além de grande mestre nas artes, Frazetta era um grande mestre na vida. Sempre me pareceu ser uma pessoa muito boa, um grande pai e esposo. Tudo isso me influenciou na minha vida também. Parecia que eu o conhecia há anos. Pouco tempo depois conseguir comprar todos os livros.
No final de 2001 eu descobri através da internet que ele tinha aberto o seu Museu na Pensilvânia e portanto eu teria um lugar para enviar algum presente de agradecimento eterno por tudo que ele significava para mim. Foi então que eu tive a ideia de presenteá-lo com um retrato pintado. Havia se passado algumas décadas desde aquele primeiro encontro com sua obra. Eu estava mais seguro e já era um profissional das artes há um bom tempo e portanto me sentia confiante de pintar algo que o mestre se orgulhasse de mim. Pintei então ele como guerreiro segurando uma espada e um monstro caído aos seus pés nas sombras com pequenos seres no canto da pintura e me coloquei entre eles. Embrulhei a pintura com muito cuidado e dentro coloquei um único pedido, "um autógrafo em qualquer papel". Bom, primeiro eu teria que torcer pra chegar ao destino. Os Correios do Brasil deixam a gente bem inseguro. Fiquei apreensivo e vi depois de algum tempo pelo site que o retrato havia chegado.
No início de 2002 ao abrir minha caixa postal de e-mails, vejo um do Frank Frazetta Junior. Gelei. Ao abrir esse e-mail, ele dizia que seu pai havia recebido o retrato e adorado. Em anexo ele havia inserido uma cópia da foto (ainda sem o autógrafo) do Frank Frazetta segurando minha pintura. Quase enfartei. Ele dizia que enviaria a foto autografada em alguns dias.
Alguns dias depois como prometido, recebi um pacote da FEDEX e ao abri-lo constatei que o sonho havia se tornado realidade. A foto estava autografada em caneta dourada pelo maior mestre da Fantasy Art mundial, Frank Frazetta. " Thank you for the wonderful painting".
No final de fevereiro de 2002, o Frank Frazetta Junior colocou no "Frazetta News" a pintura e a emoção dele ao ver o pai Frank Frazetta e a mãe Ellie admirando a minha pintura. A minha alegria foi completa ao saber que ele ( FF Junior) voltaria a pintar por causa do meu presente depois de 20 anos parado.
Anos depois lancei um blog com todos os estudos que fiz da
obra do mestre Frazetta e coloquei acessível a todos que, assim como eu, admiram e estudam a riqueza do seu legado artístico.
Esse meu blog já foi tema de consulta e plágio por vários artistas brasileiros e americanos, que infelizmente não atribuem os créditos a mim. Mas o que importa é o nome do mestre ser sempre lembrado por todos e descoberto por outros tantos.
Quem quiser é só acessar:
Frank Frazetta Eterno!
Comentários
Postar um comentário
COMENTE AQUI